Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, No 34 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Do ler ao navegar: a construção do conhecimento a partir do hipertexto

Davi Rebouças, Luana Inocêncio

Resumo


O presente trabalho trata de um novo gênero textual que entrou em evidência com avanço das tecnologias digitais: o hipertexto. Tem-se o objetivo de averiguar como este pode causar mudanças na forma de aprender e construir o conhecimento. Utilizando o método da pesquisa bibliográfica, com foco, principalmente, nas pesquisas de Dias (1999), Gomes (2013) e Marcuschi (2001), a partir de uma abordagem qualitativa, apresentam-se as reflexões precursoras sobre o tema, apontando mudanças comportamentais derivadas do surgimento de novas mídias, que possibilitaram formas inovadoras de interação autor-obra-leitor. Além disso, verifica-se como o hipertexto pode ajudar na construção do conhecimento. Conclui-se que essa construção é possível por conectar diversos textos e estabelecer diálogos entre estes de forma interativa, colaborativa, em rede, desde que autor saiba estabelecer os links semanticamente e o leitor tenha consciência do que de fato busca. Entende-se, por fim, que novas reflexões se fazem necessárias por parte dos professores, a fim de que haja inserção do hipertexto nos métodos de ensino, contextualizando-os à cibercultura e promovendo o letramento digital dos educandos.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20160084PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre