Trama: indústria criativa em revista ISSN 2447-7516


Imagem de capa da revista

[CFP] Trama #5 - Dossiê: Paisagens sonoras midiáticas

Marshall McLuhan pensava a audição como como um sentido hiperestético, sutil e todo-inclusivo. Os estudos de som na era das indústrias criativas parecem mais e mais levar essa lição a extremos. Com suportes materiais novos e uma imaterialidade própria ao ouvir, a próxima edição da revista TRAMA: indústria criativa em revista (ISSN 2447-7516) está aberta a artigos que tratem sobre os versos sonoros em suas diferentes variações, impedâncias e vibrações. Nesse compasso lançamos a chamada para o Dossiê “Paisagens sonoras midiáticas”, a ser publicado em dezembro de 2017.

Contempla-se o desenvolvimento de questões relativas à música e suas novas leituras em diferentes meios como o cinema, a televisão e a web, assim como artigos que pensem as sinestesias como na bela imagem de Goethe da arquitetura como música petrificada. Serão também considerados os dilemas do cenário musical no mercado. E para além da música, os sound studies, a musicologia e a ciência do ritmo, ou essa investigação do som como um vetor de uma linguagem codificada que vai do físico para o informacional e vice-versa como observa o Dj Spoooky. Pretende-se assim apresentar como uma nova forma de consumir e produzir sons traz a tona discussões tão distintas quanto as trilhas de filmes, os experimentalismos da noise music ou da poesia sonora. Esperamos com esse dossiê cobrir uma vasta paisagem sonora midiática, criadora e criativa.

Para nossa seção de Artes e Imagens, estamos aceitando trabalhos que contenham conteúdo com fotos e vídeos, GIFs, animações,etc, que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê.
Nossas seções de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo. 

Para saber sobre as normas de publicação e envio dos textos:

Prazo: de 24 de agosto a 30/09.
Comitê Científico – revistratrama@estacio.br

 



ISSN 2447-7516

Contato: revistatrama@estacio.br