Trama: indústria criativa em revista ISSN 2447-7516


Imagem de capa da revista

[CFP] Trama #7 Dossiê DESIGN EM TUDO: Transcendendo Forma, Função e Fronteiras

 

A TRAMA: indústria criativa em revista (ISSN 2447-7516) abre chamada para submissão de artigos para o Dossiê DESIGN EM TUDO: Transcendendo Forma, Função e Fronteiras Editor Convidado: Prof. Fernando Carvalho – Doutorando na Loughborough Design School, Reino Unido.

 

Desde suas origens pré-industriais até os dias de hoje, o Design vem se firmando como uma área do conhecimento e uma prática profissional com valores, propósitos, aplicações, processos e métodos próprios. De fato, o Design, enquanto disciplina, deve sua gênese à apropriação e à hibridização de elementos advindos das ciências sociais e humanas, das artes, da arquitetura e da engenharia. Essa natureza entrelaçada sempre foi motivo tanto do interesse, quanto da resistência, que o Design provoca em estudiosos, profissionais e no público em geral.

 

Se nas publicações e manifestos de grande parte do século XX a preocupação de acadêmicos e praticantes era consolidar o Design como um campo autêntico, novo e distinto que poderia, ainda assim, se expandir a outros campos já estabelecidos, no século XXI o movimento é de aglutinação e incorporação. Essa aglutinação e incorporação do pensamento, do processo e da ação do Design têm duas consequências interessantes: primeiro, a profissão e os profissionais do Design passam a ter maior reconhecimento por seus méritos e contribuições diversas; depois, percebemos outros profissionais que, apesar de suas variadas formações educacionais e atuações específicas, agora passam a se definir e trabalhar também como designers. Dessa forma, o Design passa a ser o processo que norteia o desenvolvimento de iniciativas de políticas públicas; da gestão e estratégia de empresas; das ciências e da tecnologia; do ativismo e da militância – e a lista continua.

 

O Dossiê DESIGN EM TUDO: Transcendendo Forma, Função e Fronteiras vem convidar pesquisadores e praticantes de todas as áreas da indústria criativa a contribuir com reflexões teóricas e estudos empíricos que investiguem os territórios, as fronteiras e, também, as áreas ainda pouco exploradas pelo Design. Procuramos submissões que tratem dos temas a seguir relacionados, mas não somente: o Design e os designers nos múltiplos contextos da experiência humana; As contribuições autênticas ou distintas do campo, seus limites e possibilidades; Design e novos horizontes tecnológicos; Design e comunicação de ‘Big Data’; Design, arte e mídia; Design nos ecossistemas de serviços e nas redes de valor; Design e transformação no setor e nos serviços públicos; O futuro de um Design que está em tudo e é feito por todos.

 

Para nossa seção de Artes e Imagens, aceitamos trabalhos que contenham conteúdo com fotos e vídeos, GIFs, animações, etc, que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê.

 

Nossas seções de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo.

 

Para saber sobre as normas de publicação e envio dos textos, acesse: http://periodicos.estacio.br/index.php/trama/about/submissions#onlineSubmissions

 

Prazo: de 5 de setembro a 15 de outubro. 
Comitê Científico – revistratrama@estacio.br

 



ISSN 2447-7516

Contato: revistatrama@estacio.br